quinta-feira, 23 de agosto de 2007

noites brancas

NOITES BRANCAS ficou em cartaz durante dois anos, de 2002 a 2004, em diversas cidades. O espetáculo foi uma adaptação do clássico de Dostoiévski, escrito em 1838, que narra o encontro entre a jovem Nástenka e um homem sonhador, num cenário idílico. O texto traz um Dostoiévski romântico, afastado, momentaneamente, de seus temas naturais, sombrios.

Débora Falabella interpretou a jovem Nástenka, recém-saída da adolescência, uma personagem com forte brilho, que vive, tediosamente, ao lado da avó cega e da criada surda. Por isso, se entrega facilmente a qualquer emoção que possa libertá-la do ambiente ao qual está submetida.

O solitário que Nástenka encontra, interpretado por Luiz Arthur, busca, não a felicidade eterna, mas um instante feliz que justifique toda a sua existência.

A encenação e a adaptação desta novela foi composta pensando na especificidade da linguagem teatral. No palco o resultado foi de uma intensa experimentação física, emocional e intelectual, que deu vida a um clássico da dramaturgia mundial, que já foi levado ao cinema por ninguém menos que o diretor italiano Luchino Visconti.

Ficha Técnica

Texto: Fiódor Dostoiévski
Elenco: Débora Falabella e Luiz Arthur
Adaptação: Edmundo Novaes Gomes
Direção: Yara de Novaes
Assistente de direção e produção: Regina Célia
Cenário e Figurinos: André Cortez
Iluminação: Telma Fernandes
Assessoria de Movimento: Mônica Ribeiro
Preparação Vocal: Valéria Braga
Trilha sonora: Morris Picciotto
Produção: Débora Falabella / Mesa 2 Produções
Produção Executiva: Odeon Companhia Teatral (Carlos Gradim)





Nenhum comentário: