sexta-feira, 24 de agosto de 2007

eugénia melo e castro

EUGÉNIA MELO E CASTRO é a artista que inventou, há mais de 20 anos, a colaboração, as parcerias, o intercâmbio constante, entre músicos brasileiros e portugueses. Seu disco DESCONSTRUÇÃO é dedicado à sua mais antiga paixão musical brasileira, Chico Buarque, a quem ela descobriu aos oito anos de idade, em 1966, o ano de A Banda.

Chico Buarque de Holanda chegou a Portugal quase ao mesmo tempo em que se tornou popular no Brasil. Nos circuitos possíveis de liberdade naquela época em Portugal, Chico foi um dos grandes formadores poéticos e musicais de gerações de sonhadores portugueses. Quando o pai de Eugénia, o poeta e professor Ernesto Manuel de Melo e Castro, lhe presenteou com o disco A Banda, trazido do Brasil, daria à vida da filha um destino completamente diferente do que se poderia imaginar. A partir desse dia, Eugénia se preocuparia apenas com a música e a poesia, para ela apenas interessava seguir esse caminho. Eugénia Melo e Castro literalmente aprendeu o Brasil através de Chico Buarque, sua maior referência.

Em 2006, Eugénia comemora 25 anos de carreira, 20 discos gravados e lançados no Brasil e em Portugal. Uma obra de aventuras musicais e poéticas, inédita e pioneira, mantendo o espírito indomável da descoberta e do fascínio. É com este espírito que Eugénia trabalhou a obra autoral de Chico Buarque, com a coragem de quem soma e arrisca a sua primeira diferença, ser portuguesa, com a ousadia da intervenção autoral na obra genial do compositor.

Nenhum comentário: